7 Dicas de como evitar um golpe no MercadoLivre.


Quantas vezes você já pensou que um vendedor poderia ser um golpista e deixou de comprar um produto? Nenhuma? Então fique mais esperto e atente-se para as 7 dicas de como evitar um golpe no MercadoLivre.

Tomarei como exemplo este anúncio que provavelmente sairá do ar em breve: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-152077620-apple-macbook-pro-13-core2duo-320hd-4gb-unidades-finais-_JM

1- NUNCA compre algo muito barato de um vendedor novo. Mesmo que só ele esteja vendendo aquele produto. O único chamariz para o anúncio dos golpistas é o preço bem abaixo do mercado. E como todos já sabem, o MercadoLivre bloqueia constantemente golpistas, no entanto eles criam contas novas para aplicar mais golpes.

2- Verifique as qualificações do vendedor. Apesar de todos serem novos e o MercadoLivre não mostrar na tela principal as qualificações existe a possibilidade de alguém já ter caido em um golpe e negativado ele.

3- Veja onde o vendedor se localiza. A maior parte dos golpistas não colocam que são de grandes capitais justamente para evitar que as pessoas possam retirar o produto pessoalmente. No nosso exemplo o golpista disse que é de Serra Talhada – PE (veja na imagem acima). Fique atento, pois alguns dizem que aceitam retirada pessoal, porém nunca marcam o encontro da entrega.

4- Golpista nunca aceita MercadoPago. O MercadoPago surgiu justamente para evitar os golpes, afinal seria muita burrice dar um golpe sem ter o dinheiro em mãos. Por isso eles também não trabalham com Sedex a cobrar.

5- Eles colocam e-mail para contato no anúncio. Qualquer um que vende no ML sabe que é proibido colocar qualquer forma de contato no anuncio e, além de evitar que não pague as taxas, também evita que o comprador fique totalmente desprotegido fazendo a negociação por fora do site, não tem nem como dar um negativo para avisar os outros compradores.

Muitos golpistas colocam o MSN como contato, qualquer vendedor com o mínimo de profissionalismo não aceita o este meio de comunicação como forma de contato já que é muito íntimo, eles colocam com apenas uma finalidade, para que você fique amigo e ganhe mais confiança. Entretanto depois  de depositar o dinheiro eles somem. Evite adicionar vendedores no seu MSN, é uma forma muito anti-profissional de contato.

6- Escolhe imagens aleatórias pela internet. Como ele não tem o produto também não tem como tirar fotos reais dele, portanto busca na internet por imagens  aleatórias para colocar no anúncio. Neste exemplo vemos que o golpista buscou imagens no tinypic.com, no ebay.com e no photobucket.com.

7- Fique mais esperto e preste muita atenção na hora da compra. Não faça uma compra somente pelo preço baixo, pense nos benefícios que um vendedor mais caro pode ter, como por exemplo, maior garantia, nota fiscal, etc. Às vezes é possível descobrir um golpista com apenas uma destas dicas.

Update: Veja a repercusão deste post:

Boa sorte nas próximas compras.

CompraEstranha.com

Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *